sábado, 22 de dezembro de 2012

A Arte do Equilíbrio Corporal...


Há cerca de de dois meses iniciei a prática do Tai Chi e, em tão escasso tempo de prática regular, sinto-me rejuvenescido e bastante mais sereno. O Tai   Chi, também conhecido por Tai Chi Chuan, é um antigo método de exercício chinês, que associa movimentos fluidos a um estado mental de  alerta e calma,  proporcionando aos seus praticantes acréscimo de resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. O Tai Chi nasceu na China no século XII como uma síntese de exercícios de artes marciais e meditação. O seu lendário fundador, Chang San Feng, inspirado por uma graciosa garça e uma sinuosa serpente, a enrolar-se para atacar, imaginou um sistema evoluído de autodefesa, baseado no poder da flexibilidade, contribuindo para aliviar as tensões musculares, reduzir a tensão arterial e estimular a eficácia do sistema imunitário.
 

2 comentários:

  1. Não conhecia esta tua faceta, mas em ti não me surpreende. Gostaria muito de praticar tai chi, mas o facto de ter de me deslocar ao porto é para mim um senão devido ao pouco tempo que tenho... são desculpas? :-) Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Talvez desculpas sim. No dia de folga, arranja-se sempre tempo...:)

    ResponderEliminar