quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Anthony Giddens: Sentido Da Modernidade...





















Anthony Giddens, sociólogo britânico, contesta a ideia de << pós - modernidade >> de Jean - Françóis Lyotard, considerando que o desaparecimento das supostas << grandes narrativas >> e o fim na crença no progresso e na omnipotência da ciência e da razão, tal como postulou o filósofo francês, se traduziria numa visão, muito parcial,da nossa época.

Giddens, contrariamente a Lyotard, enfatiza a ideia de que vivemos a << radicalização >> da modernidade, traduzida na globalização do capitalismo à escala planetária, na emergência da economia da informação e das transformações ligadas ao progresso da ciência e da tecnologia, e na acentuada divulgação dos ideias da democracia.

Giddens considera que essas tendências são as forças fundamentais que guiam a mudança das sociedades, catalogando-as de << motores da modernidade >>, sustentando ainda que " vivemos uma transição para uma sociedade cosmopolita global impulsionada pelas forças do mercado, as mudanças tecnológicas e as mutações culturais. Esta sociedade mundial não é dirigida pela vontade colectiva. A modernidade é uma espécie de << máquina louca >> que prossegue no seu caminho indiferente à vontade de cada um. Na aurora deste terceiro milénio, penso contudo que haverá uma viragem nas mentalidades. A vontade consciente de gerir conscientemente a mudança e de limitar, ou pelo menos, controlar, o livre mercado , vai voltar à ordem do dia. Essa é uma mudança significativa nas visões do mundo. É o que tento antecipar " ( Entrevista concedida a Jean - François Dortier e Martha Zuber )

Sem comentários:

Enviar um comentário