sexta-feira, 29 de julho de 2011

A " Fonte" de Marchel Duchamp...






















O urinol, intitulado " a Fonte", de Marchel Duchamp ( 28/7/1887 - 2/10/1968), considerado uma das peças mais importantes do Dadaísmo  foi avaliada, em 2006, como obra de arte, pelo mercantilizável valor de 3 milhões de euros.        

"A Fonte, obra que fez repercutir o nome de Duchamp ao redor do mundo - especialmente depois de sua morte -, está baseada nesse conceito de ready made: pensada inicialmente por Duchamp (que enviou-a com a assinatura "R. Mutt" -fábrica que produziu o urinol-, lida ao lado da peça) para figurar entre as obras a serem julgadas para um concurso de arte promovido nos Estados Unidos, a escultura foi rejeitada pelo júri, uma vez que, na avaliação deste, não havia nela nenhum sinal de labor artístico. Com efeito, trata-se de um urinol comum, branco e esmaltado, comprado numa loja de construção e assim mesmo enviado ao júri, entretanto, a despeito do gesto iconoclasta de Duchamp, há quem veja nas formas do urinol uma semelhança com as formas femininas, de modo que se pode ensaiar uma explicação psicanalítica, quando se tem em mente o membro masculino lançando urina sobre a forma feminina" ( citação extraída da Wikipédia)

Não aprecio tentativas de explicações rebuscadas como elementos de mediação de uma verdadeira Obra de Arte, e, por isso, não acompanho as considerações artificiosas de quem se exercite nesse tipo de elucubrações.

A " Fonte" de Marchel Duchamp aí está para ser apreciada ou depreciada, conforme o mérito ou demérito da sua intrínseca valia.No entanto, não é todos os dias que se pode contemplar um urinol de três milhões de euros.

Mas tanto valor economicista porquê ?

2 comentários:

  1. Será porque o artista foi um precursor e já morreu?

    ResponderEliminar
  2. Penso que ali houve muito dedo de inteligente marketing... :)

    ResponderEliminar