quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Sociologia da Arte...

A Sociologia da Arte procura investigar a correlação existente entre os diversos quadros sociais, historicamente contextualizados, e a produção dos múltiplos fenómenos artísticos. Jean Duvignaud, entre outros sociólogos, procurou analisar toda a forma de variação artística em função desses específicos quadros sociais,nos quais se situa o indivíduo ou o grupo que propõe determinada estética. No entanto, importa notar que certas obras de arte possuem um valor artístico que independe do quadro social onde são criadas. Para essas peças, há uma comunicação intemporal,ou, como refere, o mencionado sociólogo, uma" corrente emocional" que justifica a descontinuidade da suposta prevalência dos quadros sociais ao lado do critério subjectivo de avaliação dos distintos públicos.
A foto de Cindy Sherman, anteriormente publicada, coloca, a meu ver, uma questão interessantíssima:
Quais os elementos de configuração social que atribuem a uma determinada obra artística um concreto valor mercantil, tendo em conta a comparação relativa que se pode sempre estabelecer com outras obras artísticas, merecedoras de uma avaliação de estética superior, mas com valoração de mercadoria económica manifestamente inferior ?
Esta questão remete-nos para uma reflexão cuidadosa das determinantes sociais e economicistas da Obra de Arte, que tenciono oportunamente desenvolver.

3 comentários:

  1. Ficamos à espera de desenvolvimentos ;-)

    ResponderEliminar
  2. Agora também fiquei com a curiosidade mais aguçada. Fico a aguardar...

    ResponderEliminar
  3. Também eu ando muito curioso com a temática a que aludi.

    Procurarei desenvolver oportunamente esta matéria extremamente interessante e misteriosa...

    ResponderEliminar