sábado, 23 de julho de 2011

O Enigma da Obra de Arte...













 No meu anterior texto " Sociologia da Arte " equacionei "quais os elementos de configuração social que atribuem a uma determinada obra artística um concreto valor mercantil, tendo em conta a comparação relativa que se pode sempre estabelecer com outras obras artísticas. merecedoras de uma avaliação de estética superior, mas com valoração de mercadoria económica manifestamente inferior ?
Esta questão remete-nos para uma reflexão cuidadosa das determinantes sociais e economicistas da Obra de Arte, que tenciono oportunamente desenvolver". Mas antes de tentar opinar sobre esta questão específica, gostaria de ponderar sobre a definição do conceito de obra de arte, a partir da seguinte reflexão: quando é que uma certa obra artística se pode considerar ter alcançado o patamar superior de uma verdadeira obra de arte ? Será que as pinturas-sapatos de Van Gogh, que ilustram este texto são todas elas obras de arte ou " apenas" muito boas imagens pictóricas ? E porquê, qualquer que seja a resposta que entendamos perfilhar àcerca desta questão ? Para mim, olhando para essas excepcionais pinturas, não tenho dúvidas em considerá-las todas como obras de arte.Mas qual o critério concreto da minha aferição que assim me possibilita considerá-las ? O filósofo Martin Heidegger, no seu livro " A Origem da Obra de Arte" enfatizou que a obra de arte constituía um " acontecimento de verdade", sustentando o seguinte entendimento: " tentamos dar alguns passos ao pormos a questão àcerca da obra de arte. Trata-se de pôr à prova o carácter da obra da obra. Aquilo que a palavra origem quer dizer é pensado a partir da essência da verdade". E depois, Heidegger emite uma frase lapidarmente assertiva: " a tarefa consiste em ver o enigma", da obra de arte. Mas que verdade concreta poderia caracterizar a arte como um evento de verdade ? Por mim, opto por não racionalizar filosoficamente as " matérias" etéreas, difusas, imprecisas e misteriosas da mais ampla e total realidade. Sinto o que é a arte, quando como tal, emocionalmente, a percepciono. Mas não sei explicar geometricamente em que consiste uma obra de arte.Um enigma é um enigma. E é exactamente o que a obra de arte é.


2 comentários:

  1. Se para ti é um enigma, agora imagina para mim. Adorei ler este teu texto. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Acho que a Obra de Arte é um Enigma para todos.E fico muito contente que tenhas apreciado o texto. Proximamente tenciono abordar outros temas no âmbito da Sociologia da Arte.

    ResponderEliminar