quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Foto Mais Cara...












Esta foto de Cindy Sherman, designada Untitled #96″ foi considerada a mais cara de sempre, tendo sido vendida em Maio de 2011 num leilão da  Christie´s por US$3,89 milhões (  Três milhões, oitocentos e noventa mil dólares)
Tentando fugir à estética da fotografia tradicional, o seu trabalho é comparável ao de alguns artistas famosos como Barbara Kruger, Richard Prince e Jenny Holze. Cindy Sherman costumava fotografar-se incorporando vários estereótipos femininos, inspirada por filmes da série B dos anos 50. Foi nesta época que começou a fotografar a cores, produzindo imagens de grande dimensão concentrando-se na iluminação e na expressão facial.
Ao longo dos anos, o seu estilo sofre alterações. Em meados dos anos 80, o seu trabalho era composto por auto-retratos em cenários cuidadosamente preparados, traduzidos em fotografias onde tentava criar diferentes identidades, recorrendo a diversas máscaras, roupas e até partes de corpos de manequins. Mais tarde, os seus trabalhos começaram a assumir características violentas e mórbidas, inspirados em filmes de terror. A destruição e a decomposição passam a ser a sua imagem de marca.
Ao longo dos anos 80 e 90, trabalhou em campanhas publicitárias para designers de moda como Jean Paul Gaultier e Rei Kawakubo da Comme des Garçons, o que lhe permitiu dar a conhecer o seu trabalho internacionalmente.

2 comentários:

  1. Meus parabéns amigo Gil. Tens aqui um cantinho muito interessante, como tudo o que crias.

    So sei que tive de ir ao Google ver os trabalhos da Cindy Sherman e para meu espanto fiquei completamente rendido á sua arte. Sabias que eu também tenho esta mania de me auto-retratar? Fiquei fascinado pela obra da cindy.

    ResponderEliminar
  2. Grato Leunam pela Tua presença e pelas palavras gentis.

    Ainda bem que apreciaste os trabalhos vanguardistas da Cindy Sherman. Calculei que ela, a artista, claro, Te fosse cair no goto...:)

    Tens a mania de Te auto-retratares ? Deixa lá, eu também passei por essa fase...:)

    Agora a sério:fico contente que apareças se e quando assim desejares.

    Grande abraço

    ResponderEliminar