domingo, 11 de setembro de 2011

Paula Rego: " Arte Bruta"...





















Gosto imenso das pinturas de Paula Rego, mas esta revelação carece de alguma explicitação. Não colocaria nenhum quadro de Paula Rego nas paredes de minha casa, pese embora considerar genial a sua Obra. Quando aprecio qualquer trabalho artístico, a admiração que o mesmo me possa suscitar não implica necessariamente que gostasse de conviver quotidianamente com a respectiva exibição. Há, no caso específico de Paula Rego, uma narrativa estilística muito forte, os seus quadros possuem uma grande força impressiva, mas remetem normalmente para temáticas muito emocionalmente turbulentas, como sucede, por exemplo,com as suas pinturas " aborto" ou " possessão". A sua estética insere-se na corrente modernista comumente conhecida por " Arte Bruta", designação criada pelo artista Jean Duffubuet, que Paula Rego pessoalmente conheceu. Segundo Duffubuet, a Arte Pictórica não tinha que ser necessariamente agradável e deveria igualmente englobar um estilo mais cru, primitivo e bruto.Em minha opinião, Paula Rego conseguiu alcançar, com absoluta mestria, o desiderato dessa estética tão irreverente e acutilante.

3 comentários:

  1. Percebo-te, mas gostos são gostos e eu não me importava de ter nas paredes da minha casa a serigrafia: "Príncipe Azul", ou então "A Madrasta" em que ela usa uma técnica mista com colagens sobre tela. Não achas que as figuras de mulheres retratadas nos seus quadros são parecidas com a pintora? Eu acho:-)

    ResponderEliminar
  2. Boa pergunta. Toda a Arte tem muito de autobiográfico, não achas ? No fundo, o artista acaba quase sempre por projectar-se nos objectos da sua produção criativa...

    ResponderEliminar
  3. Sim acho... estou a pensar em van gogh, em Modigliani e outros mais...;-)

    ResponderEliminar